Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
8 formas de ter uma casa mais eficiente

8 formas de ter uma casa mais eficiente

20/11/2022 por Francisco P. Craveiro

É inegável que nos últimos tempos ouvimos com muita frequência termos relacionados com a eficiência e a poupança de energia. Estamos perante uma crise energética de que não há memória, e por isso, estes termos fazem cada vez mais sentido.

Ter uma casa energeticamente mais eficiente é a palavra de ordem do nosso dia a dia, e a referência para as casas mais atuais. Na verdade, é preciso reduzir o desperdício, poupar dinheiro, proteger o planeta e garantir que a sua casa não gaste ou desperdice tanta energia.

8 estratégias que vão tornar a sua casa mais eficiente em termos energéticos

A eficiência energética deve ser uma das prioridades de qualquer casa, pois mesmo morando em locais mais quentes, o consumo de energia deve ser controlado. Ter uma casa mais eficiente energeticamente implica, entre outras coisas:

  • Gerir e limitar os nossos níveis de consumo de energia
  • Preservar os habitats da vida selvagem e ajudar a salvar o planeta
  • Reduzir a nossa dependência de combustíveis fósseis que poluem o planeta

Tudo isto também ajuda a pagar o menos possível nas contas de energia. Siga estas 12 dicas para tornar a sua casa mais ecológica e energeticamente mais eficiente e reduzir gastos.

  1. Isole o teto e paredes

Tal como é uma boa ideia usar um gorro quando está frio, também é boa ideia isolar o teto se sentir frio em sua casa. Colocar uma camada de isolamento no teto pode ser económico se tiver em conta aquilo que pode vir a poupar.

As suas paredes também devem ser isoladas. Com o isolamento da parede, consegue uma maneira muito económica de reter o calor em sua casa e poupar nas suas contas de energia.

Aproximadamente um terço da perda de calor na maioria das casas ocorre através das paredes. Se vive num apartamento ou numa casa grande, provavelmente vai recuperar os seus custos de instalação em 5 anos ou menos.

  1. Proteja-se contra correntes de ar

Isolar as suas janelas é talvez a maneira mais fácil de tornar a sua casa mais energeticamente eficiente. No inverno, um espaço com correntes de ar está longe de ser confortável. Por isso, faz todo o sentido investir em janelas com vidros duplos energeticamente eficientes. Procure janelas Classe +.

  1. Troque a sua caldeira

As caldeiras estão a tornar-se mais eficientes em termos energéticos. Se não trocou a sua caldeira nos últimos dez anos por uma nova, considere substituí-la por um modelo mais recente. Os eletrodomésticos estão cada vez mais eficientes, e isso é possível saber graças às etiquetas energéticas que são colocadas nos eletrodomésticos. As classes energéticas permitem assim saber quão eficiente é um equipamento.

  1. Cuide da manutenção do seu sistema de aquecimento

Os novos sistemas têm propriedades para tornar a sua casa mais eficiente, no entanto, existem possibilidades de melhorar a eficiência dos modelos mais antigos. O mais importante é a manutenção anual por parte de um profissional.

  1. Use os principais aparelhos nas horas mais baratas de energia

A máquina de lavar roupa, a máquina de secar roupa e a máquina de lavar louça consomem muita energia e muitas vezes funcionam durante muito tempo. Por isso, uma boa forma de poupar mais energia, é contratar uma tarifa bi-horária que dá acesso a horários onde a energia é mais barata à noite (denominado de “horário do vazio”) e, por exemplo, aos fins de semana. Tudo depende se tem um ciclo diário ou semanal.

Tente lavar a roupa e a louça dentro do horário do vazio, quando os preços da eletricidade são mais baixos, geralmente a partir das 22h. Uma boa utilização da energia nos horários corretos, ajudarão a reduzir a conta de eletricidade.

  1. Cuide da limpeza de eletrodomésticos grandes

Quando a ventilação na parte traseira do frigorífico e da máquina de secar estão obstruídos com pó, o motor é sobrecarregado desnecessariamente, aumentando o consumo de energia. Aspire-os regularmente.

  1. Automatize o consumo

Um termostato inteligente pode reduzir os seus custos de aquecimento e arrefecimento até 15%. Ajusta automaticamente com base nos seus hábitos. Por exemplo, se tem por hábito diminuir a temperatura antes de ir para a cama às 22h, o termostato inteligente vai ajustar-se às suas preferências.

Também pode ajustar um termostato inteligente através de uma aplicação, independentemente de estar em casa ou não. Atualmente os eletrodomésticos já incorporam a tecnologia, como por exemplo, a internet. Portanto, se tiver algum imprevisto e não chegar tão cedo a casa, nada o impede de ajustar o seu termostato remotamente para reduzir os seus custos de climatização na ponta dos dedos, já que o mesmo pode ser controlado pelo seu smartphone com um simples tarifário de dados móveis.

  1. Invista em painéis solares

A energia solar fotovoltaica é o processo pelo qual a energia é produzida pela transformação da radiação solar em eletricidade, através de painéis fotovoltaicos. É uma das principais fontes de energia renovável que permite eliminar a dependência da rede elétrica comum. Ao utilizar esta energia, poupa cada vez mais dinheiro, já que a energia consumida é exclusivamente produzida pelo sol.

Partilhar 

Envie um comentário


Últimos Comentários