Quer ter uma casa mais eficiente?
Está em aberto a Fase II do Programa “Edifícios mais Sustentáveis” que tem como objetivo o financiamento de medidas que promovam a reabilitação e a eficiência energética de habitações. Caso contrate um Perito Qualificado para acompanhamento técnico e certificação energética do imóvel intervencionado, esse serviço será também comparticipado em 85% com um máximo de 200 €.
Nestas candidaturas são elegíveis pessoas singulares que sejam proprietárias de habitação existente e ocupada, contruídas até ao final de 2006. Serão comparticipadas a troca de janelas, o isolamento térmico de paredes ou coberturas, ou até a instalação de sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento como as bombas de calor (que poderá ser o tradicional ar condicionado tipo split). Para produção de água quente sanitária são elegíveis coletores solares térmicos e bombas de calor.
As taxas de comparticipação dos investimentos serão de 85% com um máximo que poderá ir até aos 3 000 €, dependendo a tipologia da medida a implementar e poderão ser submetidas despesas incorridas desde 1 janeiro de 2021.
Tenha em atenção que só poderá submeter uma candidatura depois do investimento realizado e a obra concluída. À data da publicação deste artigo já foram apoiados 2600 projetos no valor de mais de 4 milhões de euros, havendo ainda uma dotação orçamental remanescente de mais de 25 milhões de euros.
As candidaturas podem ser submetidas através do e-Balcão criado no portal Fundo Ambiental.
Envie um comentário
Últimos Comentários
Bom Dia Gostaria de obter uma lista dos peritos que, para alem da efetuar a certificação energética, submeter a candidatura ao Fundo Ambiental. Aguardo v/resposta MCumpts Elsa Costa