Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
Peritos Qualificados: por uma Classe e todas as razões

Peritos Qualificados: por uma Classe e todas as razões

17/08/2021 por Petra Vaquero

A ideia da peritosqualificados.pt nasceu, há mais de 5 anos, com um único propósito de proteção. Agora, que já tenho aquele distanciamento temporal que nos permite fazer estas avaliações, consigo vê-lo nitidamente. Tudo o que eu pretendia naquele momento era defender. Quem? Os Peritos Qualificados do Sistema de Certificação Energética (SCE).

Colaborei, desde 2006 e enquanto formadora externa, com a Entidade Gestora do SCE, na formação de Peritos Qualificados. Com uma curiosidade quase infantil, assisti ao início de tudo, acompanhei a implementação do primeiro SCE, vi a máquina da Certificação a ser montada peça por peça, Perito por Perito, quando ainda não havia Peritos, um sonho de tantos, que adotei como meu, a tornar-se realidade.

Mas, naquele dia, em plena auto-estrada, apercebi-me, finalmente, que já não havia sonho nenhum, que já ninguém queria saber das peças da máquina. A única classe profissional que, em Portugal, se dedicava ao estudo e melhoria da Eficiência Energética dos Edifícios, estava desprotegida. Os únicos que se tinham formado, qualificado e tinham o potencial necessário para apoiar o combate às alterações climáticas, no que aos edifícios diz respeito, estavam desunidos e a remar em direções opostas. Com a criação e lançamento, a 1 de julho de 2021, da peritosqualificados.pt, pensada e elaborada de Peritos para Peritos, pretendemos resolver questões tão básicas como o desequilíbrio de informação e conhecimento, acesso a esclarecimentos e atualização permanente de alterações legislativas. Adicionalmente, teremos espaços de debate e discussão pretendendo-se que as questões que surjam entre colegas sejam colocadas à entidade gestora, a uma só voz.

O meu nome é Petra Vaquero e sou, por esta ordem, Engenheira Mecânica, Perita Qualificada do SCE e Sócia-Fundadora da peritosqualificados.pt, a primeira plataforma de pesquisa e contratação online de serviços de Certificação Energética de edifícios de habitação existentes em Portugal. Ao fim de 5 anos, a ideia, que há muito deixou de ser só minha, é uma realidade, concebida de Peritos para Peritos e direcionada a um tipo de cliente que privilegie a rapidez na contratação, a transparência no processo de aquisição de serviços online e a celeridade na obtenção do Certificado Energético.

Até breve!

Partilhar 

Envie um comentário


Últimos Comentários